O BIM vem se desenvolvendo e se popularizando no mundo, com alguns destaques para a Costa Rica, que é referência no uso da tecnologia e o Chile, que foi pioneiro na adoção do modelo na América do Sul. Esse movimento global impulsionou diversos países a se moverem para atender esse crescimento, colocando o Brasil na rota de desenvolvimento e adoção da metodologia informacional.
A construção civil é uma das áreas mais afetadas pela crise no Brasil. Em 2018, o PIB do setor apresentou queda nos dois primeiros trimestres do ano, mesmo com o ligeiro crescimento da economia. Esse cenário, segundo o Seesp (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo), levou muitos profissionais a migrarem para empresas de consultoria e finanças. A disputa de vagas nesse mercado exige ainda mais qualificação dos profissionais. Segundo especialistas, destaca-se hoje na engenharia civil quem sabe lidar com a tecnologia BIM (Building Information Model), que projeta virtualmente as etapas de construção de uma obra.
São mais de 20 anos de parceria com a Tecnoponta Treinamentos, com mais de 4000 alunos capacitados, a grande maioria em AutoCAD. Tenho certeza que nesse período eu aprendi muito mais que ensinei. Entre meus alunos, alguns marcaram de forma singular, foi o caso do Taiú Bueno. Vou deixar abaixo um vídeo que fala da história desse atleta, que
Buscando incentivar o desenvolvimento do setor de construção, trazer mais economicidade para as compras públicas e maior transparência aos processos licitatórios, além de contribuir para a otimização de processos de manutenção e gerenciamento de ativos, o Governo Federal lança a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM (Building Information Modelling). Estratégia BIM BR. A capacitação de profissionais está entre seus objetivos e metas e é isso que está fazendo a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Peruíbe.
A consolidação da inovação no setor da construção terá impacto positivo para o desenvolvimento no Brasil. Foi demonstrando esta convicção que o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, participou da abertura do %u20182º Encontro BIM de Governos Latino-americanos: BIM na construção pública%u2019
Preocupada com a evolução das ferramentas BIM, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Peruibe (AEAP) acerta uma parceria com a Vilaron Projetos para treinamento e capacitação dos associados, iniciando pelo Revit.
A medida do Governo Federal em exigir o uso do BIM a partir de 2021 faz parte da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil. Esta determinação está no planejamento do governo e prevista para ser publicada no Diário Oficial em julho de 2018. O primeiro passo para a mudança aconteceu em 17 de maio com o decreto nº 9.377/18 assinado pelo presidente da República Michel Temer, durante o Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que aconteceu em Florianópolis (SC). E então, #VamosFalarDeBIM?
Desde 1999 o Backsite compartilha soluções inteligentes com parceiros e clientes que utilizam ferramentas eletrônicas com o objetivo de estreitar o relacionamento com seus clientes através da internet. Nossa parceria começou com a criação do BaixadaSantista.com.br, o primeiro guia de ruas da baixada, antes mesmo da criação do Google. Os mapas foram desenhados e a programação foi feita por completo pela equipe do Backsite, isso hà mais de 15 anos. Eu fazia parte dessa equipe.
Ainda há muita confusão sobre o que é BIM, se é ferramenta ou se é processo. BIM é a abreviação de BUILDING INFORMATION MODELING, que em tradução simple para portugues seria Modelo de Construção por Informação. Trata-se de uma metodologia para elaboração de projeto e não de uma ferramenta para elaboração de projeto, ou seja, não estamos falando em uma ou outra ferramenta pra desenho pelo computador, é muito mais que isso. E então, Vamos Falar de BIM?