INTRODUÇÃO AO BIM
Eu sou Anderson Vilaronga
Venho trabalhando com projetos em CAD desde o final da década de 90, e passei pelo processo de mudança dos projetos desenhados em prancheta para projetos desenhados em CAD.
Uma nova mudança está acontecendo, estamos falando de BIM.
Ainda há muita confusão sobre o que é BIM, se é ferramenta ou se é processo. BIM é a abreviação de BUILDING INFORMATION MODELING, que em tradução simple para portugues seria Modelo de Construção por Informação.
Trata-se de uma metodologia para elaboração de projeto e não de uma ferramenta para elaboração de projeto, ou seja, não estamos falando em uma ou outra ferramenta pra desenho pelo computador, é muito mais que isso.
E então, Vamos Falar de BIM?
Mudanças como essas são comuns, isso tambem aconteceu com outros segmentos:
- No século XVIII, Thomas Edison foi a inovação para os acendedores de lampião;
- Em 1900, a FORD foi a inovação cocheiros;
- Em 1920, Marconi foi a inovação para as gravadoras;
- Nos anos 30 a TV foi a inovação para os rádio e hoje a internet é a inovação para as TV;
O mesmo vai acontecer com o BIM em relação aos sistemas tradicionais de desenho.
O que é comum entre a mudança atual e todas as outras inovações é que as pessoas e empresas entendem o BIM como algo para o futuro, não estão entendendo a importancia na mudança nos processos de elaboração, compatibilização, documentação e execução dos projetos.
A Autodesk, proprietária do AutoCAD, está investindo muito em tecnologia para esse segmento, como vem fazendo com o AutoCAD há mais de 30 anos.
Na evolução dos projetos primeiro foi lápis e papel, depois vieram as linhas, arcos e circulos dos sistemas CAD 2D que geravam uma documentação eletrônica eficiente, em seguida os sistemas CAD 3D, agora o sistema BIM.
BIM é um processo baseado em modelos inteligentes para planejamento, projeto, contrução e gestão em edificios e infra-estrutura, que cria mais que os modelos 2D ou 3D apenas, os modelos BIM usam objetos inteligentes que integram geometria e dados.
Se um elemento do projeto é alterado, o sistema BIM coordena a mudança em todas as visualizações que exibem esse elemento, porque eles são todos os pontos de vista da mesma informação.
Arquitetos, engenheiro estruturais e empreiteiros podem trabalhar de forma mais colaborativa, podendo acessar e atualizar o projeto, e a informação é capturada no modelo de forma consistente e coordenada.
O que faz o BIM realmente emocionante é o que você pode fazer com toda essa informação.
O poder do BIM está na informação.
Em qualquer ponto do ciclo de vida do projeto a informação está lá, pronta para te ajudar, reduzindo erros e retrabalho, acessivel de praticamente qualquer lugar a qualquer momento e por todos os participantes do projeto, podendo ajudar na tomada de decisão, simulação e análise.
O BIM ajuda a todos os que trabalham em um projeto para coordenar e se comunicar sem problemas, ligando todos os membros da equipe de projeto. Com conhecimento a tranferencia de informação é simplificada, levando a uma melhor precisão e eliminando o retrabalho.
O BIM facilita na transmição de informações do projeto do escritório para a obra, reduzindo os pedidos de alteração e problema na coordenação.
No processo atual, uma construtora compartilha seu projeto básico em 2D com todos os seu fornecedores de projetos, incluindo os projetos elétricos, hidráulicos, instalações, incêndio, cftv, telefonia, entre outros, e todos trabalham de forma independente sem compatibilização simultanea, e depois devolvem seus projetos para as construtoras. Isso sem falar das fases dos projetos: pré-executivo e executivo em diversar atualizações, as versões liberadas pra obra e por fim o As Built.
Com a metodologia BIM os projetos são feitos em 3D e de forma colaborativa, isso significa que todos compartilham a mesma base de projeto, normalmente de responsabilidade de um coordenador ou arquiteto, permitindo identificar as incompatibilidades e interferencias do projeto em comparação com outros projetos, essas interferencias são resolvidas ainda na fase de projeto, e somente quando o projeto é aprovado por todos é liberado para obra, já em versão final, como As Built.
Outra vantagem é que como o projeto é modelado em 3 dimensões, toda a documentação e pranchas são geradas e atualizada automaticamente, no mesmo momento em que as alterações são feitas, sem a necessidade de correções pontuais. Isso acontece simultaneamente nas vistas, cortes, projeções, etc.